VALE DO PATI

Mirante da Rampa
VALE DO PATI - região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, inserido entre os morros mais elevados do Parque, com altitudes que variam de 1280 a 1700 metros, tendo os principais morros o Branco e o Lapinha (Castelo), este com uma gruta de quartzito atravessando-o na parte superior do platô, apresentando três indoor's.
O Vale do Pati é uma Travessia que oferece muitas entradas e saídas, locais para pernoites e rotas alternativas que ainda não são tão feitas pelo turismo de massa, caminhos que podem ver mais flagrantes de animais e evitar as partes mais transitadas do Vale. 


O bioma predominante dentro do Vale do Pati é mata atlântica que consiste permanente nas encostas de morros até os leitos dos rios dividindo espaço com mata ciliar e mata de galeria. O Vale do Pati também abriga vegetação de Gerais com platores extensos e presença de gramídeas e córregos. Em cima dos morros abriga o bioma de campos rupestres com presença de muitas orquídeas, bromélias e pequenos mamíferos.

Cachoeira Funis
A maneira mais acessível de entrar no Vale é pelo povoado Guiné, é a entrada mais curta, podendo ainda a trilha começar e terminar em Vale do Capão, Andaraí, Igatú, Mucugê e ou Guiné. O maior gerais da Chapada está no Vale do Pati, é o Gerais do Rio Preto, que se estende da cabeceira da serra do Candombá no Vale do Capão até a cidade de Mucugê onde se unem os rios Preto e Paraguassú. 

Atualmente 13 famílias habitam ainda no Vale do Pati, em algumas destas casas existem ótimas estruturas para receber turistas com acomodações adequadas e um ótimo conforto, pousadas inseridas neste cenário abrigam e dão apoio ao ecoturismo, as nossas Trip's para o Vale do Pati inclui pernoites em casas de nativos.
Cachoeirão por cima

São necessários 3 dias no mínimo para conhecer o Vale do Pati, podendo a trilha apenas no Vale ter de 3 a 6 dias, conhecendo tudo ao máximo que o lugar mais astral da Chapada tem a oferecer e mostrar.

Monte sua Trip do Vale do Pati com quantos dias quiser, ou junte o Vale do Pati a outro roteiro de 1 semana,  e descubra uma incrível jornada entre vales, morros, cachoeiras, grutas, casas de moradores locais, e muito mais. 

Confira nos links abaixo opções de roteiros para conhecer o Vale do Pati:

VALE DO PATI - 03 dias (Guiné > Guiné)
VALE DO PATI - 04 dias (Guiné > Andaraí + Poço Azul)
VALE DO PATI 05 dias (Guiné > Andaraí + Poço Azul)
PATI  Completo - 06 dias (Guiné > Andaraí + Poço Azul)  



Cachoeira Lagedo
Cachoeira do Calixto
Cachoeirão
Gruta do Morro do Castelo
Vista Ladeira do Império



Morro Manoel Vitor
Trekking Vale do Pati
Cachoeira Altina

Destino: Vale do Capão, Guiné, Andaraí, Mucugê ou Lençóis
Grau de dificuldade: Moderado ou Difícil
Distância: Depende da rota a definir
Pacote inclui: Guia Especializado, alimentação completa durante a trilha, equipamentos de cozinha completos, pernoites em casas de moradores, transfer de ida e volta para o destino escolhido.


Clique para ampliar
Obs. Durante a trilha longa, incluímos alimentação completa. Só não inclui almoço e jantar nas cidades hospedadas. Todos os roteiros podem sofrer alterações devido ao clima e podem ser adaptados às necessidades do grupo.

 
SOLICITE SEU ROTEIRO DETALHADO! 
Escreva para a Aventurismus, tire suas dúvidas, monte seu roteiro que enviaremos orçamento e opções de roteiros detalhados. 
______________________________________
Aventurismus Chapada Diamantina
Lençóis - Bahia - Brasil
contato@aventurismus.com.br
Fone: 55 75 99832-8745
Whatsapp: 55 75 99952-0085